Foi realizada na tarde de terça-feira, às 15h30, na Praça Notélio Mariotti, a solenidade da Chegada da Chama Crioula no município de Ajuricaba. Neste ano, cerca de 30 cavalarianos participaram da cavalgada. O evento contou com a participação dos cavalarianos, autoridades locais, professores, alunos e comunidade em geral.
Os Festejos Farroupilhas deste ano têm como tema o “Centenário da Revolução de 1923” e o Município de Ajuricaba definiu como homenageado da Cavalgada o senhor Volnei Gonçalves Soares.
Inicialmente, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a Leonildo Pizolotto, um dos grandes incentivadores da cultura tradicionalista e que faleceu em julho deste ano.
Durante a solenidade, os familiares deixaram uma mensagem ao tradicionalista homenageado, Volnei Gonçalves Soares, que já participou de várias cavalgadas. Posteriormente, Volnei também destacou o orgulho que tem de representar o Município de Ajuricaba e trazer a chama dos mais diferentes lugares até Ajuricaba.
O coordenador da cavalgada, Pedro Brivio, ressaltou o empenho dos cavalarianos, que percorreram mais de 50 quilômetros, durante cinco dias, em dias de sol e de chuva, para buscar a chama no município de Boa Vista do Cadeado e trazer até o município de Ajuricaba.
O vice-prefeito Paulo Dolovitsch também acompanhou os cavalarianos no trajeto até Boa Vista do Cadeado e salientou a importância da equipe de apoio e de todos que se envolveram para que esse momento acontecesse.
O prefeito municipal, Ivan Chagas, salientou a importância do cultivo da tradição gaúcha e parabenizou os cavalarianos que foram responsáveis pela busca da chama crioula.
No encerramento da solenidade, foi realizada a distribuição da centelha farroupilha aos representantes do CTG e dos piquetes presentes. Todos os cavalarianos que participaram da cavalgada receberam certificados da Prefeitura Municipal de Ajuricaba.