As programações do Natal Luz tiveram continuidade durante essa semana. Neste ano, o nosso Município foi selecionado no edital da chamada pública de coinvestimento, com financiamento do Pró-cultura RS, com recurso de R$ 98.676,68, além de contrapartida de recursos municipais, para a realização do Projeto “Eventos Culturais Populares de Ajuricaba”, possibilitado através do convênio número 132/2023. No domingo aconteceu o Programa dos Italianos, com show de talentos locais.
Na segunda-feira, dia 18 de dezembro, aconteceu o show com a Família Azzolini, banda de Francisco Beltrão, Paraná, que brindou a comunidade de Ajuricaba com um show de duas horas e meia, agradando o público de todas as faixas etárias, incluindo no show vários estilos da música nacional e internacional.
Na quarta-feira, no Clube 29 de Maio, foi realizada a apresentação da Orquestra de Teutônia, conhecida em todo o Sul do Brasil pelo seu repertório dinâmico e variado, pela energia e balanço imposto pelos instrumentistas, que contagiaram o público com músicas de vários estilos, transformando a noite em um espetáculo diferenciado, moderno e inovador.
O encerramento das programações do Natal Luz 2023 acontece no dia 27 de dezembro, com o espetáculo do Grupo Tholl “A Noite de Natal”. A famosa estória do balé Quebra Nozes ganha sua versão pela trupe Pelotense, onde 12 artistas se revezam em 12 números inéditos tendo a música de Tchaikovsky como a grande inspiração. Joao Bachilli assina a direção e os figurinos, com números completamente inéditos. O Grupo Tholl é patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.